Querida Irmã Telma,
Fiquei sabendo que você passou a viver em uma dimensão transcendental. E que está cheia de luz!
No seu ser exuberante, que era o meio bem comunicativo de se apresentar entre nós e em nossa linda história, habitava uma mente brilhante, um espírito iluminado, um coração compassivo como aquele de Nossa Senhora das Dores.
Essa sua espiritualidade mantinha você sempre inquieta e comprometida com causas nobres: o cuidado e a defesa dos pobres da Terra e da própria Mãe-Terra.
Você abraçou nossa querida Amazônia como chão sagrado da missão. Agora é ela que lhe abraça profundamente, como filha. E para sempre!
Temos muita vontade de reexperimentar aquele seu humor contagiante. Seu gosto alegre de viver que logo avançava para a promoção das pessoas cuja vida estava ameaçada ou desabrochava para um lindo projeto de vida: migrantes, indígenas, juventudes, todos quantos habitam nas periferias existenciais.
A gente nem entende por que, em nossa sociedade, tem gente aparentemente chique, mas com alma tão gananciosa. Por causa disso, exploram as pessoas e destroem os nossos lindos ecossistemas. Essas pessoas nem imaginam o quanto são ridículos o seu egoísmo e a sua pobreza humanitária e ecológica. Até para essas você foi importante com a dialética de sua decidida incidência e profecia.
Ah, querida Irmã Telma! Há muita gente chorando com saudade de você. Mas também estão motivadas pelo seu testemunho de vida engajada para dar continuidade aos compromissos pastorais e socioambientais.
Parece que estamos entendendo por que você tinha tanta intensidade e pressa no fazer e no viver. Dá a entender que a sua agilidade revelava a sua compreensão da potência e do limite do meio século de vida terrena destinado a você. Não havia tempo a perder em sua vida quase cinquentenária. Uma vida de ouro! Um tesouro que brilhava por onde você passava!
Olha, querida Irmã Telma! Você nunca sairá de nossas lembranças!
Nosso reencontro está garantido, dure o tempo que durar essa alegre expectativa. Atualizaremos, em outra dimensão, as vivências dos ajuris, dos puxiruns, das assembleias, das passeatas, das itinerâncias, das lindas liturgias!
Mas será tudo já plenificado, com a vitória de todos e de todas as pessoas que foram causa e objeto de sua consagração na Vida Religiosa Consagrada e da nossa comum missão eclesial!
Com a sua intercessão, a vida por aqui continuará pujante e imbatível. Pois nos garante o selo do Deus da vida. Na conexão com a força renovadora da Criação e da Ressurreição!
Sigamos sempre em frente!
Manaus-Boa Vista, 28 de junho de 2021.
Ir. João Gutemberg Sampaio, FMS
Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM
Foto: João Gutemberg. Ir Telma secretariando o encontro de idealização da Rede Itinerante da Amazônia (REPAM/CLAR). Tabatinga, 11.fev.2019.
Missa de Sétimo Dia