Versão Popular da Exortação “QUERIDA AMAZÔNIA”

Um convite para abraçar e viver a exortação Apostólica “Querida Amazônia” e o Documento Final do Sínodo para os novos caminhos para a Igreja e uma Ecologia integral

 

O complexo e bonito processo Sinodal, que ainda está começando a sua fase mais importante, aquela de levar para a vida os frutos do seu discernimento, nos conduziram por uma navegação que uniu os chamados essenciais realizados há mais de 50 anos no Concílio Vaticano II, e o caminho da Igreja Latina, com as vidas, identidades, e a territorialidade da Amazônia.

Uma convergência entre seus povos e comunidades, seus gritos e esperanças, e a vida doada de tantas mulheres e homens, que em seu seguimento ao chamado de Cristo e à opção pelo Reino, se entregaram por este lugar que é um mistério sagrado.

Nossa Amazônia é um rosto concreto que traz vida, que abre novas possibilidades e nos confronta com a urgência diante de uma verdadeira crise, tanto climática, como social, cultural e política. É um presente da periferia para o centro, um gesto tão inerente ao Evangelho, aquele cujas margens iluminam com uma nova luz a conversão integral do centro.

 

Sonhos e Conversões

O Papa nos deixou o exemplo de uma genuína atitude de escuta e respeito, e sobretudo de valentia, para que o Espírito sopre com força e nos ajude a tecer as conversões:

1. pastoral – para uma Igreja missionária, capaz de anunciar a alegria do evangelho respeitando as culturas;

2. cultural – para não ter medo da diversidade e reconhecer a presença de Deus neste diálogo intercultural com povos e comunidades da Amazônia;

3. ecológica – descobrindo o rosto de Deus em toda a criação, e a sua majestade e fragilidade na Amazônia e em seus povos, e o chamado a uma mudança socioambiental; e,

4. sinodal -para caminhar mais juntos, na escuta do povo e do seu sentido de Deus, e para criar novas perspectivas que possibilitem que o Reino anunciadopor Jesus se faça verdade.

 

Versão Popular

É por isto que nós da REPAM apresentamos a vocês esta VERSÃO POPULAR que integra o DOCUMENTO FINAL (DF) e a EXORTAÇÃO APOSTÓLICA do Papa Francisco “Querida Amazônia” (QA), como um só chamado. Um sem o outro não está completo, por isto devem ser trabalhados sempre de maneira conjunta, pois em um está o programa a ser seguido para os próximos anos (DF), e no outro (QA) se encontra o chamado firme do Papa para acompanharmos seus sonhos ( social, cultural, ecológico e eclesial), que são suas diretrizes maiores para a Igreja na Amazônia e em todo o mundo.

 

Guia Metodológico

Também encontrarás um guia metodológico detalhado e com uma série de possíveis passos a seguir, que foram preparados em diálogo com todas as instâncias da REPAM para sugerir um processo de retorno ao território. Nele estão SUGESTÕES sobre como ajudar em cada uma de suas respectivas realidades (família, grupo, paróquia, comunidade ou jurisdição eclesiástica) para se apropriar da riqueza dessa experiência Sinodal e animar para que haja vida em cada lugar, de acordo com suas próprias possibilidades e urgências. Somos muito gratos por nos compartilhar as reflexões finais desses espaços para poder integrar uma memória final de tudo o que vivemos.

 

Convite a agir

Agradecidos pelo caminho andado e convencidos do nosso compromisso encarnado, como Igreja neste território e com seus povos, dizemos junto ao Papa Francisco: Querida Amazônia.

Convidamos a todos os membros da nossa REPAM, aos irmãos e irmãs da Igreja, e a todas as pessoas de boa vontade, que acolham esta Exortação Apostólica e o Documento Final; que possam lê-los, orá-los, escutá-los, estudá-los, discerni-los e compartilhá-los, e sobretudo, que os assumam como compromisso na atuação em favor da vida, e vida em abundância para esta Amazônia, e para as futuras gerações, neste território e no mundo.

 

Mauricio López O., Secretário Executivo da REPAM

 

Versión Popular Español Versão Popular Português
Guía Metodológica Español Guia Metodológico Português